quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Selamento - Pregação n.º 5

EVIDÊNCIAS DE QUE O SELAMENTO COMEÇOU EM 1844

Evidências de que a obra do Selamento dos 144.000 começou em 1844:

     Primeira evidência Primeira evidência: “Vi que ela [Sra. Hastings] estava selada, e à voz de Deus ressurgiria e se ergueria sobre a terra, e estaria com os 144.000. Vi que não precisamos chorar sobre ela; ela repousaria durante o tempo da angústia.” Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 263 (1850).

     Segunda evidência: “Em nossa Terra vivem homens que passaram dos noventa anos de idade. Os resultados naturais da velhice se fazem notar em sua debilidade. Mas eles creem em Deus, e o Senhor os ama. O selo de Deus está neles, e se encontrarão entre aqueles a cujo respeito o Senhor disse: ‘Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor’.” SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 982 (1899).

     Terceira evidência: “Disse então o anjo: ‘Deves voltar e, se fores fiel, juntamente com os 144.000 terás o privilégio de visitar todos os mundos e ver a obra das mãos de Deus.” PE 40.

     Quarta evidência O conselho de E. G. White para a igreja: “Esforcemo-nos pois, com todas as forças que Deus nos deu para estarmos entre os cento e quarenta e quatro mil.” CB 7:970.

     Quinta evidência: O selamento é realizado no grande dia da expiação. Vejamos um testemunho ainda mais esclarecedor: “Somente os que, em sua atitude diante de Deus, desempenham a parte dos que se arrependem e confessam os pecados no grande dia antitípico da expiação, serão reconhecidos e assinalados como dignos da proteção de Deus.” TM 445. Se o grande dia de expiação começou em 22 de Outubro de 1844 e ainda não acabou, é durante este longo dia que se processa o selamento dos 144000, fiéis à mensagem do terceiro anjo.

     Sexta evidência: O selamento é aplicado a uma classe de pessoas vitoriosas no grande dia de expiação: “Os que vencem o mundo, a carne e o diabo, serão os agraciados que receberão o selo do Deus vivo. Aqueles cujas mãos não são limpas, cujo coração não é puro, não terá o selo do Deus vivo. Os que planejam pecado e o praticam, serão omitidos. Somente os que, em sua atitude diante de Deus, desempenham a parte dos que se arrependem e confessam os pecados no grande dia antitípico da expiação, serão reconhecidos e assinalados como dignos da proteção de Deus. O nome dos que firmemente aguardam, e esperam o aparecimento do Salvador e por ele velam - mais ardorosa e ansiosamente do que os que esperam pela manhã - será contado como dos selados.” TMOE 445. A condição que leva muitos a não serem selados, é terem:
1 - Mãos que não são limpas;
2 – Coração que não é puro;
3 – Os que planejam o pecado e o praticam, serão omitidos
Nota: A continuação deste testemunho afirma que: Serão deixados nas trevas da meia-noite e terão seus nomes apagados do livro da vida. Pois não tinham óleo nos vasos nem nas suas lâmpadas.

     Sétima evidência: O selo é aplicado durante o tempo de julgamento (começado em 1844) “Os israelitas colocaram sobre suas portas uma assinatura de sangue, para mostrar que eram propriedade de Deus. Assim os filhos de Deus, nesta época, levarão a assinatura designada por Deus. Eles pôr-se-ão em harmonia com a santa lei de Deus. Um sinal é colocado sobre cada pessoa do povo de Deus tão verdadeiramente como foi posto um sinal sobre as portas das habitações dos hebreus, a fim de preservar as pessoas da ruína geral. Deus declara: "Também lhes dei os Meus sábados, para servirem de sinal entre Mim e eles, para que soubessem que Eu sou o Senhor que os santifica." Ezeq. 20:12.” (RH 6/2/1900). “Toda pessoa em nosso mundo é propriedade do Senhor, pela criação e pela redenção. Toda pessoa está sendo julgada por sua vida. Deu ela a Deus o que Lhe pertence? Entregou a Deus tudo o que é Seu como Sua possessão adquirida? Todos quantos prezam o Senhor como seu quinhão nesta vida estarão sob o Seu controle, e receberão o sinal, a marca de Deus, que demonstra serem eles propriedade exclusiva de Deus. A justiça de Cristo irá adiante deles, e a glória do Senhor será a sua retaguarda. O Senhor protege todo ser humano que tem o Seu sinal. (O texto cita: Êxo. 31:12-17.).” Este reconhecimento de Deus é de supremo valor para todo ser humano. Todos quantos O amam e servem são preciosíssimos à Sua vista. Ele quer que eles permaneçam onde sejam dignos representantes da verdade como é em Jesus.” Carta 77, 1899. SDA Bible Commentary, vol. 7, págs. 968 e 969. CB 7:980. Neste dia de juízo investigativo o Senhor coloca um sinal naqueles que são Seus, Sua propriedade exclusiva. “O tempo do juízo é um período bem solene, em que o Senhor recolhe os Seus dentre o joio. Os que têm sido membros da mesma família são separados. Sobre os justos é colocado um sinal. ‘Eles serão Meus, diz o Senhor dos Exércitos, naquele dia que farei, serão para Mim particular tesouro; poupá-los-ei como um homem poupa a seu filho que o serve’. Mal. 3:17. Os que foram obedientes aos mandamentos de Deus, unir-se-ão com o grupo de santos na luz; entrarão na cidade pelas portas, e terão direito à árvore da vida. Esses são tomados. Seu nome permanecerá no livro da vida, ao passo que os que com eles se associam terão a marca da eterna separação de Deus.” TMOE 234-235.

      Oitava evidência: – Em explicação de antigas declarações da irmã White sobre o selo de Deus, ela diz: “Outra supressão reza assim: ‘Bem, louvado seja o Senhor, irmãos e irmãs, esta é uma reunião extraordinária para os que têm o selo do Deus vivo.’ Não há nisto nada que não sustentemos ainda. Referências a nossas obras publicadas mostrarão nossa crença de que os vivos justos receberão o selo de Deus antes do fim da graça, também que eles fruirão honras especiais no reino de Deus.” ME 1:66. Nota: A irmã White sustentava que os irmãos e irmãs dos primeiros anos do adventismo do sétimo dia tinham o selo de Deus gravado. Essa crença integrava as publicações desse tempo.

     Nona evidência: - “Dentro em pouco será colocado o selo de Deus em cada um de Seus filhos. Oxalá ele seja colocado em nossas frontes! Quem pode suportar o pensamento de ser passado por alto quando o anjo se puser a selar os servos de Deus em suas frontes?” SDA Bible Commentary, vol. 7, págs. 969 e 970. CB 7:981 em Espanhol. A irmã White crê que ela seria selada com o selo do Deus vivo (Apoc. 7:1-4)? Naturalmente que este testemunho responde afirmativamente, uma vez que ela coloca a hipótese de não suportar o pensamento de ser passada por alto, tendo sido ela tão fiel ao Senhor como seu testemunho de uma vida inteira o indicou.

     Décima evidência: - O selamento dos adventistas fiéis desde 1844 devido à mensagem de Apocalipse 14 e o selamento dos 144.000 de Apocalipse 7 são o mesmo e único acontecimento. Não há dois selamentos paralelos referentes ao povo de Deus1 nem na Bíblia nem em nenhum dos escritos do Espírito de Profecia. Quando terminar a mensagem do terceiro anjo, o número dos 144000 estará completo, ou seja, o número dos súbditos selados estará totalmente preenchido. Haverá sim, outro selamento que é o do sinal da besta e é posterior a este, não é paralelo. Os testemunhos são bem explícitos e não trazem confusão: “Quando se encerrar a mensagem do terceiro anjo… todos os que se mostraram fiéis aos preceitos divinos receberam ‘o selo do Deus vivo’ (Apoc. 7:2). O número dos Seus súbditos completou-se…” GC 493, edição de 1981.

     Décima primeira evidência: “Muitos ouvem o convite de misericórdia e são testados e provados; mas poucos são selados com o selo do Deus vivo. Poucos se humilharão a si mesmos, como uma criança, para que possam entrar no reino dos céus.” T 5:50. Por estes testemunhos esclarece-se que estão iludidos aqueles que esperam ser milhões a fazer parte do grupo dos 144.000, quando apenas poucos são selados e naturalmente poucos ressuscitarão na ressurreição parcial para completar o número.

      Décima segunda evidência: - O grande dia da expiação é o dia do selamento dos 144.000: “A visão de Zacarias, relativa a Josué e o anjo, aplica-se com força particular às experiências do povo de Deus no remate do grande dia da expiação. A igreja remanescente será levada a grande prova e aflição. Os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, sentirão a ira do dragão e seu exército. Satanás conta o mundo como súbdito seu; ele adquiriu domínio sobre as igrejas apóstatas. Aqui está, porém, um pequeno grupo que lhe resiste à supremacia. Caso os pudesse desarreigar da Terra, completo seria o seu triunfo. Como ele influenciou as nações pagãs para destruir Israel, assim, em próximo futuro há de incitar os ímpios poderes da Terra para destruir o povo de Deus. De todos será exigido que prestem obediência a leis humanas em violação da lei divina. Os que forem fiéis a Deus e ao dever, serão ameaçados, denunciados e proscritos. Serão traídos "até pelos pais, e irmãos, e parentes, e amigos". Sua única esperança está na misericórdia de Deus, sua única defesa será a oração. Como Josué pleiteou diante do Anjo, assim a igreja remanescente, com coração quebrantado e fervorosa fé, pleiteará o perdão e livramento por meio de Jesus, seu Advogado. ... Satanás insiste perante Deus com suas acusações contra eles, declarando que por seus pecados perderam o direito à proteção divina, e exigindo o direito de destruí-los como transgressores. ... Mas, conquanto os seguidores de Cristo tenham cometido pecado, não se entregaram ao domínio do mal. Abandonaram os pecados e buscaram o Senhor com humildade e contrição, e o divino Advogado pleiteia em seu favor. ... O povo de Deus suspira e geme pelas abominações cometidas na Terra. Com lágrimas advertem os ímpios de seu perigo em pisar a pés a lei divina, e com indescritível pesar humilham-se perante o Senhor, por causa de suas próprias transgressões. ... Enquanto Satanás instava com suas acusações, santos anjos, invisíveis, passavam para cá e para lá, colocando sobre eles o selo do Deus vivo.” Review and Herald, 8, 9, e 23 de janeiro de 1908. Maranata, O Senhor Vem, 210-211. É neste grande dia que o selo de Deus é colocado na fronte dos servos de Deus.

      Décima terceira evidência: - Com a descida do outro anjo (Apocalipse 18) o selo de Deus é aplicado nos restantes servos de Deus: “’Vi descer do céu outro anjo… (Apocalipse 18:1,2, 4). Esta passagem indica um tempo em que o anúncio da queda de Babilónia, conforme foi feito pelo segundo anjo do capítulo 14 do Apocalipse verso 8, deve repetir-se com a menção adicional das corporações que têm estado a introduzir-se nas várias organizações que constituem Babilónia, desde que esta mensagem foi pela primeira vez proclamada, no verão de 1844. Descreve-se aqui uma terrível condição do mundo religioso… O sábado será a pedra de toque da lealdade; pois que é o ponto da verdade especialmente controvertido. Quando vier aos homens a prova final, traçar-se-á a linha divisória entre os que servem a Deus e os que O não servem. Enquanto a observância do sábado espúrio em conformidade com a lei do Estado, contrária ao quarto mandamento, é uma declaração de fidelidade ao poder que se acha em oposição a Deus, é a guarda do verdadeiro sábado, em obediência à lei divina, uma prova de lealdade para com o Criador. Conquanto uma classe, aceitando o sinal de submissão aos poderes terrestres, receba o sinal da besta, a outra, preferindo o sinal de obediência à autoridade divina, recebe o selo de Deus.” Conflito dos Séculos, 444-446. Por estes dois últimos testemunhos, é o movimento representado pelo anjo de Apocalipse 18:1-4 que passou a receber o sinal de Deus. Neles, menciona-se a parte final do selamento. Na décima segunda evidência, o texto refere a um tempo que é o remate do grande dia da expiação e aplica-se com força particular às experiências do povo de Deus que sendo um pequeno grupo, resiste à supremacia papal.

Sem comentários:

Enviar um comentário