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Que promessa fez Deus? Salmos 89:34.
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Qual é o concerto ou aliança inviolável de Deus? Deuteronómio 4:13.
Nota:
Deus prometeu que jamais destruiria ou alteraria a Sua santa lei.
Cristo ratificou a mesma decisão do Seu Pai quando afirmou, no
sermão da montanha, que não viera para abolir a lei mas cumprir.
(Ver Mateus 5:17-19).
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Só existem oito versículos no Novo Testamento que referem o primeiro dia da semana, porém, nenhum deles o refere como dia santo. Vamos ler esses versículos para ver se algum deles ordena expressamente a guarda do Domingo ou a substituição do Sábado pelo primeiro dia da semana.
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– Mateus 28:1.
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– Marcos 16:1-2.
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– Marcos 16:9.
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– Lucas 24:1.
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– João 20:1.
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– João 20:19.
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– I Coríntios 16:1-2.
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– Actos 20:7-8.
Nota: O
facto dos discípulos partirem o pão no Domingo não indica que este
dia era sagrado, pois desde os primeiros tempos, eles partiam o pão
em qualquer dia da semana (Actos 2:46). A reunião aconteceu num
Sábado à noite (parte escura do primeiro dia da semana), já que,
no Domingo de manhã, Paulo iria viajar, coisa que ele não faria se
o Domingo fosse dia santo.
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Uma vez que a maioria dos cristãos observa o Domingo em vez do Sábado, e não tendo sido Jesus nem os apóstolos que autorizaram tal mudança, quem e quando se fez essa alteração blasfema?
Nota: «Na
primeira parte do quarto século, o Imperador Constantino promulgou
um decreto fazendo do Domingo uma festividade pública em todo o
Império Romano. O dia do Sol era venerado pelos seus súbditos
pagãos e honrado pelos cristãos; a política do imperador consistia
em unir os interesses em conflito do paganismo e cristianismo. Neste
sentido instaram com ele os bispos da igreja, os quais, inspirados
pela ambição e sede do poder, perceberam que, se o mesmo dia fosse
observado tanto pelos cristãos como pelos pagãos, promoveria a
aceitação nominal do cristianismo pelos pagãos, e assim se
adiantaria poderio e a glória da igreja.» - Ellen G. White, O
Grande Conflito, p. 46.
Mais tarde, no ano de 364 A.
D., no concílio de Laodiceia, a Igreja Católica Romana aprovou a
mudança do dia de adoração, ordenando que todo o mundo
santificasse o Domingo em vez do Sábado.
«Fazemos bem em recordar
aos Presbiterianos, Baptistas, Metodistas e todos os demais cristãos
que a Bíblia não os apoia, em nenhum lugar, na sua observância do
Domingo. O Domingo é uma instituição da Igreja Católica Romana, e
aqueles que observam este dia, observam um mandamento da Igreja
Católica.» Priest Brady, num discurso relatado no Elizabeth, N. J.,
“News”, 18 de Março de 1903.
«A Igreja mudou a
observância do Sábado para o Domingo pelo direito divino e a
autoridade infalível concedida a ela pelo seu fundador, Jesus
Cristo. O protestante, propondo a Bíblia como o seu único guia de
fé, não tem razão para observar o Domingo. Nesta questão, os
Adventistas do Sétimo Dia são os únicos protestantes coerentes.»
Boletim Católico Universal, pág. 4, de 14 de Agosto de 1942.
Para reflexão:
«Em
vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de
homens. Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição
dos homens, como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas
outras coisas semelhantes a estas. E dizia-lhes: Bem invalidais o
mandamento de Deus, para guardar a vossa tradição.» (Marcos
7:7-9).
Sim.
Compreendo que o Domingo não foi ordenado por Deus, por isso o
considerarei simplesmente como um dia comum de trabalho. Pela graça
de Deus obedecerei aos Seus santos mandamentos.
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