sexta-feira, 4 de maio de 2018

A IMPORTÂNCIA DECISIVA DA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS NOS SEUS PRIMEIROS ANOS DE VIDA


A Bíblia não poderia ser mais clara e enfática, ao afirmar isto:
"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele." (Provérbios 22:6).
As PRIMEIRAS INFLUÊNCIAS que a criança recebe, sobretudo nos três primeiros anos de vida, SÃO DETERMINANTES para o seu futuro, quer para esta vida, quer para a eternidade:
"Mães, estai certas de que disciplinais devidamente os vossos filhos durante os seus TRÊS PRIMEIROS ANOS DE VIDA. Não lhes permitais formar as suas vontades e os seus desejos. A mãe deve ser mente para os filhos. OS TRÊS PRIMEIROS ANOS são o tempo para vergar o pequenino rebento. As mães devem compreender a importância desse período. É AÍ QUE É POSTO O FUNDAMENTO.

Se essas primeiras lições tiverem sido defeituosas, COMO MUITO FREQUENTEMENTE SÃO, por amor de Cristo, por amor ao bem futuro e eterno dos vossos filhos, procurai reparar o erro que cometestes. Se esperastes até os vossos filhos terem três anos de idade para lhes começar a ensinar o domínio próprio e a obediência, procurai fazê-lo agora, embora seja muito mais difícil." (Ellen White, Orientação da Criança, págs. 119-120; minha ênfase em maiúsculas).
Mas, "se essas primeiras lições tiverem sido defeituosas, como muito frequentemente são", então ainda pode haver uma "segunda oportunidade" (minha expressão) nos "seus primeiros doze ou quinze anos":
"Poucos há que tomam tempo para considerar cuidadosamente que quantidade de conhecimentos, tanto das coisas temporais como eternas, deve a criança obter durante os seus primeiros doze ou quinze anos. Não somente devem as crianças nesses primeiros anos de vida estar obtendo conhecimentos dos livros, mas devem estar aprendendo as artes essenciais à vida prática; isso não deve ser negligenciado por aquilo." (Idem, pág. 121)

E, se ainda restarem dúvidas sobre a influência que os primeiros anos de vida têm sobre as crianças, considerem o exemplo de vida destes personagens do passado, muito falados na história:
- "O caráter de Napoleão foi grandemente influenciado pela sua educação na meninice. Instrutores insensatos inspiraram-lhe o amor à conquista, formando os exércitos de brincadeira e o colocando à sua frente, como comandante. Aí foi posto o fundamento da sua carreira de lutas e derramamento de sangue. Fossem os mesmos cuidados e esforços dirigidos para torná-lo um homem bom, imbuindo-lhe o jovem coração do espírito do Evangelho, e quão amplamente diversa poderia ter sido a sua história!". (Ibidem).

- "Diz-se que Hume, o cético, era em seus primeiros anos um crente consciencioso na Palavra de Deus. Estando ligado a uma sociedade de debates, foi-lhe designado apresentar os argumentos em favor da incredulidade. Estudou com afinco e perseverança, e a sua mente perspicaz e ativa ficou imbuída dos sofismas do ceticismo. Dentro em pouco, começou a crer nos seus enganosos ensinos, e toda a sua vida posterior apresentou a negra marca da infidelidade." (Ibidem).
- "Quando Voltaire tinha cinco anos, decorou um poema incrédulo, e a perniciosa influência nunca se apagou da sua mente. Tornou-se um dos agentes de maior êxito de Satanás para desviar os homens de Deus. Milhares se levantarão no juízo e atribuirão ao incrédulo Voltaire a ruína da sua alma." (Ibidem).

"Pelos pensamentos e sentimentos alimentados nos primeiros anos, cada jovem determina a história da sua vida. Os hábitos corretos, virtuosos e varonis formados na juventude, tornar-se-ão uma parte do caráter, e geralmente determinarão a conduta do indivíduo em toda a vida. Os jovens podem tornar-se viciados ou virtuosos, segundo a sua escolha. Também podem ser distinguidos por atos verdadeiros e nobres, bem como por grandes crimes e impiedade." (Ibidem).

Que influências estamos a permitir que influenciem as vidas dos nossos filhos / das nossas crianças e jovens?

( fonte )

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